quinta-feira, 29 de abril de 2010

Unas - Margem Sul State of Mind

Rui Unas não é o Jay-z, a Diana não é a Alicia Keys e a Margem Sul não é Brooklyn
Mas o teledisco ficou giro



Fat Props

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pedro Santos (Achas que sabes Dançar) na Companhia das Manhãs

No Domingo o Pedro Santos foi a estrela do programa "Achas que sabes dançar", e na Segunda-Feira a estrela da "Companhia das Manhãs".

O video tem quase 10 minutos, mas vale a pena... ele faz a magia, canta e dança, é o verdadeiro artista Português.



Este gajo é o maior...

Para quem não viu a sua actuação no do you think you can dance, aqui fica

A greve dos transportes

Hoje houve greve dos transportes, como é habitual todas as empresas públicas têm que fazer uma greve por ano para aumentar os seus direitos, neste caso é o direito a mais um dia de férias visto o 25 de Abril ter calhado a um Domingo.
As greves em Portugal são actos quotidianos banais, que lhes retiram qualquer valor e só fragilizam aqueles que necessitam dos meios para ter um dia normal de trabalho.
Estava a ler o "Público" e vi a seguinte manchete "Transportadoras fazem pedido inédito:vá para o trabalho pelos seus meios". É um bonito apelo, que me merece outro apelo: e se fossem levar na peida, não faziam melhor figura???
As transportadoras públicas são um autêntico buraco para as finanças públicas, é certo que os trabalhadores não têm culpa dos erros de gestão que foram vindo a ser cometidos ao longo dos tempos, mas se hoje os congelamentos salariais são motivo de greve, deveriam dar graças ao facto de a medida não ser um downsizing.
Mas ainda há algo que me choca, é alguns iluminados se aproveitarem da greve para não trabalhar refugiando-se no facto de alegadamente não haver transportes, só prova que não precisam muito, ou não dão valor ao emprego que têm, senão saiam mais cedo de casa apanhavam os transportes alternativos colocados à disposição dos utentes, e iam trabalhar.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Indie Lisboa 2010

Hoje fui ao Indie Lisboa, não sabia bem ao que ia, nem o nome do filme, nem o seu realizador.
Após anos e anos de Festroia, onde assisti tanto a grandes filmes como a péssimos filmes, onde sai da sala após 10 minutos, mas sobretudo onde dormi relaxadamente enquanto a bobine rodava, achei que estava preparado.

O filme em exibição era "Pelas Sombras" da Catarina Mourão, curiosamente no ano passado vi "A minha aldeia já não mora aqui" da mesma realizadora, terá sido coincidência? Talvez não.

Primeira nota, e positiva, a Culturgest tem uma bela sala, bonita, espaçosa, bancos confortáveis, demasiado talvez.

O filme começou, e como já é habitual no indie a sala estava cheia, os primeiros minutos de filme infelizmente não conseguiram captar a minha atenção, porque não ia preparado para um documentário. Como tal, tive de fazer uma pequena pausa mental, para descansar de um dia cheio de trabalho.

Geralmente o tempo médio de sono por sessão são trinta minutos, e acredito que tenha atingido essa média durante a sessão de hoje.

Após esse pequeno interregno, assumi uma postura firme e atenta, de forma a aferir se o meu contributo financeiro via Ministério da Cultura, Instituto Cinema e Audiovisual, RTP, e outros para onde são canalizados os meus impostos, está ou não a apoiar o cinema português de forma correcta.

O documentário era um retrospectiva sobre a vida artistica de Lourdes Castro e seu quotidiano, uma artista insular que ficou famosa pela forma como trabalha as sombras. De facto tem um trabalho muito interessante.

Terminado o filme, e após uma avassaladora salva de palmas que mais parecia um avião da TAP carregadinho de portugueses a aterrar em Reykjavik em plena nuvem de cinza, assumo o meu falhanço perante a arte cinematográica. Não me senti arrebatado perante este filme, mais, achei que o "A minha aldeia aldeia já não mora aqui", dentro do género é muito melhor que este, e não teve nem metade da ovação.

O Lado B do Bruno Nogueira

Ontem vi o Lado B do Bruno Nogueira, e só posso dizer que se fosse eu a atribuir o nome ao programa ficaria "O lado negro do Bruno Nogueira"

Bruno, bateste no fundo...