terça-feira, 27 de abril de 2010

A greve dos transportes

Hoje houve greve dos transportes, como é habitual todas as empresas públicas têm que fazer uma greve por ano para aumentar os seus direitos, neste caso é o direito a mais um dia de férias visto o 25 de Abril ter calhado a um Domingo.
As greves em Portugal são actos quotidianos banais, que lhes retiram qualquer valor e só fragilizam aqueles que necessitam dos meios para ter um dia normal de trabalho.
Estava a ler o "Público" e vi a seguinte manchete "Transportadoras fazem pedido inédito:vá para o trabalho pelos seus meios". É um bonito apelo, que me merece outro apelo: e se fossem levar na peida, não faziam melhor figura???
As transportadoras públicas são um autêntico buraco para as finanças públicas, é certo que os trabalhadores não têm culpa dos erros de gestão que foram vindo a ser cometidos ao longo dos tempos, mas se hoje os congelamentos salariais são motivo de greve, deveriam dar graças ao facto de a medida não ser um downsizing.
Mas ainda há algo que me choca, é alguns iluminados se aproveitarem da greve para não trabalhar refugiando-se no facto de alegadamente não haver transportes, só prova que não precisam muito, ou não dão valor ao emprego que têm, senão saiam mais cedo de casa apanhavam os transportes alternativos colocados à disposição dos utentes, e iam trabalhar.

Sem comentários: