terça-feira, 27 de julho de 2010

Conhecer o inimigo

O primeiro passo para a exterminação é conhecer o inimigo, graças à rentokil, fiquei a conhecer todos os tipos de Barata.

O registro fóssil mais antigo de uma barata é datado do período Siluriano, há aproximadamente 400 milhões de anos. Comparando as baratas de hoje com as do passado elas mudaram muito pouco, permanecendo como insetos não especializados. As mudanças ocorreram: na genitália da fêmea, com a redução do ovipositor, não sendo mais visível externamente; nos ovos, que passaram a ser colocados no interior de uma ooteca em vez de individualmente (em torno de 60 milhões de anos atrás), evitando a dessecação; e nas asas, que deixaram de ter como função principal o vôo e passaram a ser de proteção do abdome, com a redução das asas em alguns casos.
Ou seja, estas putéfias andam a aterrorizar a população há 400 milhões de anos.

Os espécimes encontrados na Estefênia têm tudo para ser a Periplaneta americana, ou para os amigos mais intímos a barata americana.


Aspecto

-28 - 44 mm de comprimento.
-Vermelha-acastanhada brilhante.
-Asas mais compridas do que o corpo no macho; só a cobrir o abdómen na fêmea.
-Corredora (pode voar com temperaturas muito elevadas)

Ciclo de vida


-A fêmea transporta a ooteca (cápsula dos ovos), com 6 – 28 ovos, durante vários dias antes de a depositar. Por vezes reúnem-se e têm tendência a formar grupos.
-A eclosão dá-se em 1 - 2 meses.
-Geralmente, as ninfas desenvolvem-se em 5 meses, mas podem chegar a 15 meses.

Hábitos
-Vivem principalmente dentro de edifícios, esgotos, caves, condutas e tubagens.
-Nocturnas.
-Omnívoras.





Para este fight Humanos Vs. Barata Americanas tive que chamar dois super aliados, RAID e BAYGON. Hoje deixei-os escondidos em pontos estratégicos da casa, e amanhã vou exigir resultados.

1 comentário:

Carolinna disse...

Então? Houve resultados???