segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ponte 25 de Abril - 45 anos

A 6 de Agosto de 1966 abriu a ponte Salazar, agora denominada Ponte 25 de Abril.

O orçamento inicial da ponte rondava os 11 milhões e 400 mil euros, mas ficou só em 11 milhões de euros, não houve derrapagem, estranho uma obra pública em Portugal ficar aquém do orçamento.

Estranho também é o facto de a obra ter sido entregue 6 meses antes do previsto.

À tarde tinha lido um artigo sobre os 45 anos da Ponte 25 de Abril, falava sobre o primeiro utilizador da ponte e continha alguns dados estatísticos sobre a construção, e à noite quando passava na ponte esbocei um sorriso.

30 minutos antes de conseguir atravessá-la começou a fila para a Praça da Portagem a.k.a Garrafão, desesperante...., estranhei porque supostamente em Agosto havia uma benesse misericordiosa proporcionada pelos governantes do nosso Pais, que nos isentava do pagamento da portagem. Enfim, outros tempos....

Passando a portagem, ouvi algumas buzinas, tímidas e sem consequências, e lá fui por aquela ponte fora.

Hoje decidi reflectir um pouco, mesmo muito pouco, para não ficar deprimido.
A portagem na melhor das hipóteses custa 1,45€ (classe A) para atravessá-la, por dia estão estimados cerca de 300.000 utilizadores diários nos 2 sentidos, ora seguindo a lógica do "há mar e mar, há ir e voltar", metade dos utilizador paga, logo fazendo uma conta rápida:

1,45€ de portagem * 150.000 utilizadores pagadores diários * 365 dias = 79.387.500€ por ano em portagens

Curioso era ver quanto valiam hoje os 11 milhões de euros da construção, mas nem sequer vale a pena especular se a ponte já está mesmo paga ou não, a portagem só está lá para pagar a ponte Vasco da Gama.

Ponte Vasco da Gama que custou 897 milhões de Euros, já está em funcionamento desde 29/03/1998, 13 anos.

13 anos * 79.387.500€ das portagens da 25 de Abril =1.032.037.500€

Não me fodam...... a Ponte Vasco da Gama também já está paga, olha que porreiro.

Se calhar já está mesmo na altura de construir a terceira travessia sobre o Tejo.
Não vá a Lusoponte/Mota-Engil ficar sem mama. E Viva as PPP (Parcerias Público Privadas)

E a culpa é de Quem? É deste gajo, que anda a ver este roubo desde 1966 e está ali de braços abertos, sem dizer nada.

Sem comentários: