sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Jogos Olimpicos


"Se quiserem 10 medalhas, há muitos atletas africanos" Quem o diz é Vicente Moura o Presidente do Comité Olímpico, até disse mais coisas, mas esta é uma frase a reter.

Os Jogos Olímpicos são só a competição desportiva mais importante do mundo, infelizmente Portugal é um Pais sem qualquer cultura desportiva e como tal o comum português olha para este evento como se fosse uma competição de Bairro.

O Alto do Pina, Alfama, Madragoa, etc, todos teriam atletas para ganhar uma qualquer prova olímpica, pelo menos é o que qualquer comum bairrista diria. Por isso quando um atleta fica em sétimo, ou em décimo ou em vigésimo, passa a ser um merdas que foi para Londres gastar o nosso dinheiro.

Portugal é um País à beira da Europa que aposta em                , em                    , em               , no que é que Portugal aposta? No Magalhães? Nas PPP's? Na Saúde? Na Educação? Na Cultura? No Desporto?  

Qual é o nosso conceito de estado? O que queremos desenvolver? Para onde queremos caminhar?
Eu como Português não sei, mas gostava de saber.

Ontem quando dois atletas portugueses ganharam uma/duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos fiquei orgulhoso.


Porque sei que aqueles atletas trabalharam, lutaram, deram tudo durante os últimos quatro anos, durante os últimos dez, durante toda a sua vida. Aqueles atletas amam o que fazem, e deram a sua vida pelo desporto, tiveram apoios, é verdade que sim, mas pelo caminho ficaram muitos que infelizmente tiveram que abdicar da sua vocação, e hoje quando vêem um dos seus ídolos a chegar ao pódio irradiam felicidade, perdem uma lágrima e emocionam-se porque sabem que aqueles triunfaram, e eles representam-nos

E quando vemos uma Telma Monteiro a ser eliminada no primeiro combate dos Jogos Olímpicos dizemos - É para isto que estamos a gastar o nosso dinheiro? Telma, perdoa estes vozes, eles não sabem do que falam, porque quem já deu tudo pelo amor ao desporto sabe o quanto tu vales, sabe ver onde já chegaste, mesmo que isso não tenha aparecido na Bola ou no Record, na Sic ou na TVI.
O mediatismo e o oportunismo fazem aquele momento, a critica fácil está ao alcance de cada um, mas não são as pessoas os principais culpados disto. 

Quando o estado através da escolas têm uma postura distante em relação ao desporto é difícil criar no cidadão uma cultura desportiva, assim são os clubes que têm essa função. Não são bem os clubes, são alguns carolas que dedicam as suas vidas pelo desporto, pela formação, pelos jovens, pelas vitórias, pelas medalhas. Milhares de jovens em Portugal são liderados por treinadores amadores, semi-profissionais e alguns poucos profissionais que tentam formar homens/mulheres melhores, baseados em valores humanos relacionados com o desportivismo (respeito por regras, valores humanos, lealdade, etc)

E voltando ao título, "Se quiserem 10 medalhas, há muitos atletas africanos", é fácil comprar títulos, mas conquistá-los é mais dífícil. 

Se quisermos comprar um campeão olímpico é capaz de não ser muito caro, i.e o Quénia deve ter inúmeros meio/fundistas ansiosos por ficarem ricos, sem qualquer desprimor pelo Quénia.

Gastamos quatrocentos e tal milhões com o Magalhães, mas uma medalha vale 120 mil euros. Que se atribuam 400 milhões ao desporto, sem ser para construir estádios fantasma, mas para infraestruras desportivas, para treinadores, para transportes, para se fazer desporto sustentável em Portugal.
Assim terão pessoas mais saudáveis, com menos problemas sociais, menos drogas, alcool, outros flagelos da sociedade. Ganharão uma competitividade saudável, serão pessoas bem formadas, enfim só vejo vantagens....

E quando virem Jogos Olimpicos dirão, esta é a maior prova desportiva da humanidade e estar ali já é um orgulho, qualquer atleta que chegue aos Jogos representa milhares/... de atletas federados ou amadores e são campeões.

E olhar para um vencedor olímpico a chorar no pódio, representará muitos outros que deram tudo por aquele momento único.

1 comentário:

nat disse...

magnífico post :)